TPM: Tempo pra mim ou temporada da melancolia ?

               É importante frisar que nem toda mulher sofre com TPM, existem sim alguns seres iluminados e abençoados que estão no mundo em forma feminina e não sofre com a revolta do útero por não ser fecundado, mês após mês.  Mas caros amigos, quem sofre sabe quão é ruim.
           Todos os meus ex-namorados confundiam Tensão PRÉ menstrual com menstruação em si, em ambas  existe um incomodo, mas a TPM particularmente acaba comigo. Há algum tempo atrás eu comecei a tomar anticoncepcional, no intuito de tentar amenizar as cólicas e os efeitos da tensão, fui no posto de saúde e tudo, mas o remédio teve efeitos pesados e aí eu simplesmente parei. Sabe, nunca achei normal tomar mais hormônios pra resolver alguma coisa, mas se funcionasse tinha parado. O problema mesmo foi que engordei horrores e sentia violentas dores nas pernas, até hoje ainda sofro com muita dor. Nunca fui ao médico ver o que era, tenho medo, confesso. ( até o final do ano resolvo isso!)
        Agora, depois de algum tempo ainda sofro bastante na TPM, principalmente no quesito psicológico. Hoje em dia eu tenho observado minhas atitudes mês a mês e listando atitudes que tenho apenas por conta dessa dança de hormônios. O primeiro passo que indico pra amigas que estão sofrendo é esse mesmo, se observe e conheça seu interior.
           Acontece que é difícil estar passando por uma montanha russa emocional e aí se focar e conscientizar que aquela não é você, é só sua monstrinha interior que está querendo dar o ar da graça.  Vou deixar aqui embaixo um pequeno gráfico com alguns sintomas que podem ser observados nessa época.

         
Sintomas Físicos
Sintomas Psicológicos
Enjoos e vômitos
Mau humor
Dor e inchaço abdominal
Irritabilidade
Sono e Diminuição do desejo sexual
Angústia
Prisão de ventre ou diarreia
Cansaço
Acne ou piora de problemas na pele
Insônia
Dor de cabeça ou enxaqueca
Depressão
Tonturas e desmaios
Ataques de choro
Sensação de zumbido
Nervosismo
Inchaço nas pernas e ganho de peso
Sensibilidade emocional
Seios doloridos
Dificuldade de concentração
Alterações no apetite
Ansiedade
Aumento de alergias e gripes
Baixa auto-estima
                                              Fonte:http://www.tuasaude.com/sintomas-de-tpm-tensao-pre-mesntrual/
 


                Deixei amarelinho o que eu sofro todo mês.
          Eu queria também ponderar a questão da auto-estima nessa época. Pra muita mulheres há uma luta diária pra se sentir bonita, se amar e tudo, e eu não sou diferente dessa galera. Sério, minha auto-estima despenca do nada, e até eu começar a recitar  ‘é só a TPM, é só a tpm, é só a tpm’, já me comparei a todo mundo na rua e to me achando horrorosa.

           O pior ainda, é que eu fico assim pelo menos uma semana, ou seja uns 10 dias sofrendo psicologicamente e mais uns 5 sofrendo fisicamente. E isso tudo sem saber como resolver. É claro que existem por aí diversos chás, receitas, barras de chocolates pra aliviar, mas não é fácil assim.  Mas, com certeza uma coisa que alivia e resolve é se alimentar melhor nessa época, pra evitar o inchaço e as dores e fazer umas caminhadas, pra liberar toda e qualquer energia acumulada.
Mas, pra não ficar mais 20 anos reclamando sobre isso, depois de pesquisar muito sobre, irei procurar um endocrinologista esse mês, porque definitivamente não quero mais saber de anticoncepcionais e remédios prontos.

          Enfim, mais um desabafo super pessoal com um tom um pouco informativo. Se sentir a vontade, conta pra mim o que você faz pra melhorar nessa época chata, e caso seja um homem, conta o que faz quando alguma mulher próxima a você está assim. 

Beijos.

Comentários

  1. Esse é um período muito importante para nós mulheres,cada uma reage de uma forma e existem muitos tabus.
    Vou contar por cima minha experiência,nunca é demais compartilhar rs
    Eu tenho 44 anos e sofri praticamente a vida toda nessa fase q como disse dura uns 20 dias ou seja é muito tempo,eu tinha alguns sintomas mas o pior de todos era a enxaqueca.Isso atrapalhava demais a minha vida num todo pq as crises eram fortíssimas,eu vomitava de dor,fica 2 a 4 dias na cama sem conseguir fazer nada,e muitas vezes só melhorava indo no posto de saúde tomar injeção e soro.
    Isso me causava muitos problemas,eu tinha q desmarcar com clientes em cima da hora,quantas vezes perdi festas,eventos importantes por causa disso.
    Eu não aguentava mais,e estava em uma fase de muitas mudanças interiores,auto conhecimento,e como tenho buscado cada vez mais uma vida de honra a natureza,primeiro parei de usar absorventes ecom isso já acabou as cistites e coceiras,tbm descobri uma prática antiga de "plantar a lua",devolver o seu sangue menstrual para a terra.
    Não fiz isso pensando em cura, e sim como agradecimento mesmo,conversei com uma amiga bióloga e ela me explicou q o sangue menstrual é riquíssimo e faz muito bem para a terra e plantas.
    E a partir desse dia eu não tive mais enxaqueca alguma,não precisei tomar mais nem 1 único comprimido,eu tomava medicamentos praticamente todos os dias :(,antes eu detestava meu ciclo, hj eu espero ele com alegria.
    Sei q cada caso é um caso,e q não significa q todas terão uma experiência igual a minha,mas quem sabe pode ajudar.
    Espero que vc encontre sua forma de estar bem com relação a isso logo,e vai contando aqui pra gente.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Gio, muito diferente e interessante sua história. Eu me interessei bastante e vou pesquisar sobre, vai que também me ajuda né? Eu sou bem ligada à nature, inclusive é só nela que consigo me livrar de muito stress e talz. Obrigada por compartilhar comnigo, beijo s2

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas